Viva o interior

Aqui as informações sobre o que o interior paulista da Região de Sorocaba cria produz e exporta

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PEDRO MALASARTE


A professora de Ensino Fundamental há nove anos, Priscila  de 28 anos,  Gosta muito de trabalhar com classes de alfabetização." É um trabalho muito desafiador e gratificante. Atualmente trabalho na Diretoria de Ensino do meu município, como Professora Coordenadora da Oficina Pedagógica". Afima a educadora que usa o blog para difundir a leitura com as histórias de Pedro Malasarte.



Pedro Malasartes, Malazartes, ou das Malasartes é um PERSONAGEM tradicional da cultura portuguesa e da cultura brasileira.
Segundo Câmara Cascudo "Pedro Malasartes é figura tradicional nos contos populares da Península Ibérica, como exemplo de burlão invencível, astucioso , cínico, inesgotável de expedientes e de enganos, sem escrúpulos e sem remorsos."
A menção mais antiga do personagem é na cantiga 1132 do Cancioneiro da Vaticana, datado do século XIII e XIV:


"chegou Payo de Maas Artes
com seu cerame de chartes...
semelha-me busuardo
viindo en ceramen pardo...
log'ouve manto e tabardo".
Variantes culturais deste personagem surgem noutras regiões da Europa, como Pedro Urdemales na Espanha, Till Eulenspiegel na Alemanha e Pedro de Urdes Lamas na Andaluzia.
Na Cultura Popular
Duas óperas brasileiras tem o personagem por protagonista: Malazarte de Oscar Lorenzo Fernández e Graça Aranha, e Pedro Malazarte, de Mozart Camargo Guarnieri e Mário de Andrade.
O personagem chegou ao cinema em As Aventuras de Pedro Malasartes, de 1960, com Mazzaropi no papel principal.
O comediante brasileiro Renato Aragão honrou a influência do personagem em seu trabalho encenando Didi Malasartes no programa Renato Aragão Especial em 1998.
E VOCÊ LEMBRA DAS HISTÓRIAS QUE OUVIU NA  INFÂNCIA?
CONTA HISTÓRIAS PARA SEUS FILHOS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário